Project Description

  • sipat

Semana Interna de Prevenção de Acidentes do Trabalho

Um evento obrigatório nas empresas instaladas no Brasil segundo a legislação trabalhista.

A SIPAT deve ser organizada anualmente pela Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA) em conjunto com o Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT) com o objetivo de conscientizar os empregados sobre a saúde e segurança no trabalho além da prevenção de acidentes. 

Durante a semana, são realizadas atividades envolvendo os colaboradores com o objetivo de promover a conscientização, em geral com foco em um tema definido anteriormente.  

 Entre as atividades estão palestras, treinamentos, avaliações médicas, atividades lúdicas, entre outras. 

Conheça os temas e as palestras oferecidas pela Passarini Group:

A Passarini Group conta com uma equipe de especialistas capacitados em uma variedade de assuntos relacionados à consultoria e assessoria SIPAT.

  • Palestras Interativas  
  • Palestras Técnicas  
  • Intervenções Setoriais  
  • Liga da Segurança 
  • Oficina do Corpo  
  • Rádio SIPAT  
  • Alcoolismo e Tabagismo  
  • Óculos Simuladores, Triciclo e Pista 

Acompanhe as sinopses de nossas atividades

– Hot Wilson: Wilson é um cara calmo e tranquilo que vive para a sua família, mas cada vez que senta atrás de um volante ele se transforma em outra pessoa. Terrivelmente mal educado e se achando o dono da rua, ele se sente um verdadeiro piloto, ou melhor, um péssimo piloto.  

Trazendo dicas de como ficar longe dos problemas causados pelos acidentes de trajeto, contando aos seus amigos e colaboradores suas aventuras no volante, ele vem trazer histórias hilárias, mas também assustadoras e tristes, conscientizando a cada um presente, de suas responsabilidades no trânsito, ou como pedestres ou como motoristas.  

 

– Blitz da Segurança: Atores caracterizados de policiais juntamente com membros da CIPA promovem uma Blitz educativa relacionada a segurança no trânsito.  

Colaboradores são abordados em todos os horários de entrada e saída no estacionamento, recebendo dicas e informações sobre trânsito e como se manter protegidos durante a ida e vinda do trabalho. 

– Guarda Belo: Falar sobre trânsito é o mesmo que dizer que veneno faz mal, todo mundo já sabe… Mas quando se trata de transito ninguém sabe mais do que nosso querido Guarda Belo. Em seu currículo ele traz mais de 20 anos de profissão e sabe tudo sobre legislação e placas de trânsito.  

Na função de instrutor ele vai nos passar informações valiosas sobre nossas avenidas e cruzamentos fazendo simulações com os participantes nessas situações.  

Com muita descontração, Guarda Belo mostrará que atenção e conhecimento são as melhores armas que podemos e devemos usar no trânsito.

– Zeca “O GURU”: Zeca é um guru do amor. Ele aconselha as pessoas a se envolverem umas com as outras da maneira correta.  

Ele em sua longa jornada espiritual encontrou o caminho para estar longe dos problemas das DST’s, e veio repartir seus ensinamentos com todos os que o ouvirem. Seu principal conselho é: FIDELIDADE. Nos tempos mais difíceis e conturbados de um relacionamento, é ali que a DST nos pega da maneira que nem percebemos.  

Com novas informações, brincadeiras e muita prevenção, ele leva o recado para que nenhum, dos colaboradores caia na rotina com o seu parceiro ou parceira.  

 

– Professor Bento: Bento é um professor universitário da dá aula de sexologia nas universidades mais renomadas do país. Ao longo de sua carreira ele se deparou com várias dúvidas que seus alunos traziam o que faz dele um expert nesse assunto. Seu problema é não conseguir conter a euforia e empolgação ao falar sobre esse assunto, lembrando-se de suas namoradas do passado. e acaba abrindo o coração aos que o escutam.  

Com linguagem de fácil entendimento, interação e muitas brincadeiras o professor Bento traz aos seus “alunos” nas empresas as verdades e os mitos sobre AIDS e outras DST´s.

– O Mochileiro: Nossa vida é como uma mochila às vezes está pesada outras vezes leve.  

Nosso amigo mochileiro irá mostrar algumas coisas que ele carrega em sua mochila. Muitas coisas ele carrega por pouco tempo e outras o acompanham desde sua infância e provavelmente até o fim da sua vida.  

A ideia principal desse evento é mostrar aos participantes que nós carregamos muito “peso extra” durante nossa passagem pela vida. Muitas coisas podemos carregar por certo período e depois precisamos jogar fora e outras nem precisaríamos carregar.  

Coisas inusitadas dentro da mochila farão os participantes desse evento darem boas risadas e analisarem suas atitudes em relação a sua vida e a seu trabalho e como deixar de lado coisas que não nos levam a lugar algum. 

– Billy The Kid: Desde os tempos mais antigos, o homem resolve seus problemas de relacionamento na base do desafio, de um duelo. E com o cowboy Billy The Kid não é diferente. Em um clima de tensão hoje ele veio para seu último confronto, “a batalha final” contra o seu mais temido algoz. (um colaborador) . 

Em meio a brincadeiras e muita descontração, queremos exemplificar aos seus colaboradores, que algumas situações do dia-a-dia podem ser resolvidas sem uma disputa direta entre dois ou mais colaboradores (um duelo). Muitas vezes deixamos pequenos problemas se tornarem grandes demais para serem resolvidos com uma conversa.  

Evitando essas situações podemos crescer juntos e alcançar com mais facilidade nossos objetivos comuns.

– Anjos: Muitas vezes ouvimos uma voz bem baixinha em nossa cabeça nos falando como devemos agir e reagir. Algumas dessas orientações nem sempre são as melhores e acabamos cometendo alguns erros em nosso dia a dia.  

Com muita diversão nossos “anjinhos” caminham pelo meio da fábrica dando dicas e conselhos aos que os ouvirem.  

Anjo bom ou anjo mal???? A escolha agora é sua, a quem você dará ouvidos???  

– Zé Ninguém: Zé ninguém é um mendigo andarilho que vive na rua, mas nem sempre foi assim. Ele tinha um trabalho, tinha família tinha sua boa vida como a maioria de nós, seu único defeito era não dar muita atenção para a sua segurança.  

Zé ninguém vem trazer a todos os espectadores sua história de vida e como um pequeno acidente pode transformar a vida de uma pessoa, e como hoje você pode mudar a sua história também.  

Conselhos, risadas e principalmente conscientização quanto a segurança no dia a dia do trabalho, é o foco principal desse bate papo. 

– Oficina do Corpo: Nosso evento tem como objetivo a conscientização dos seus colaboradores de que nossa segurança não se restringe somente dentro de nossa empresa  

O que fazemos fora do ambiente de trabalho também reflete em nossa vida profissional. Em uma linguagem fácil, ilustrações, brincadeiras e muita interatividade, iremos mostrar aos seus colaboradores como podemos com pequenas atitudes fazer a manutenção de nosso corpo e ter o cuidado devido com o mesmo.   

– Homem Coração: evento voltado para a prevenção de doenças relacionadas ao coração. Com a intenção de lembrar aos colaboradores a importância da prevenção de doenças cardíacas, nosso personagem vem dar algumas dicas como manter nosso coração em boas condições. 

– Dependência Tecnológica: Tema extremamente atual a “NOMOFOBIA” toma conta da sociedade e principalmente dos jovens. A facilidade hoje ao acesso da internet, auxilia em diversos aspectos e acaba ocupando o espaço de outras coisas que deveriam ser prioridades em nossa sociedade. Nesse evento, trazemos uma nova perspectiva sobre o uso da internet, jogos, vida digital e exposição social.  

– Dr Drogagildo: Nosso amigo “médico” viciado em remédios, vem orientar a todos os colaboradores com sua experiencia própria, do mal da automedicação e o que pode acarretar isso no dia a dia.  

– Game da Segurança: jogos envolventes onde o foco é a prevenção e percepção sobre acidentes no ambiente de trabalho.

 – Radio SIPAT: Com um radialista alegrando o almoço/janta dos colaboradores com muita música, recados e interações utilizando-se de equipamentos eletrônicos e um stand simulando uma cabine de rádio. Refeições se tornam muito mais informativas e alegres com a Rádio SIPAT. 

Personagem:  

  • Batman 
  • Super Homem 
  • Flash  
  • Thor  
  • Lanterna Verde  
  • Homem Aranha

Temas a serem abordados pelos Personagens:  

  • Meio Ambiente  
  • Segurança no trabalho
  • Proteção das mãos 
  • Motivação
  • Tabagismo, Alcoolismo e Drogas  
  • Prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis  
  • Saúde
  • Novembro Azul
  • Saúde do Homem

Acesse as fotos de nossos eventos SIPAT

Fique por dentro

Deixe seu e-mail no campo abaixo para se registrar em nossa newsletter e receba novidades e dicas da Passarini toda semana.

    Li e concordo com os Termos de uso e Política de Privacidade