• Banner Informativos Blog da Passarini

O mercado e a regulamentação de dispositivos médicos no México

O México é um país localizado na américa do norte, vizinho aos Estados Unidos e aos países da américa central, conta com mais de 126 milhões de habitantes que possuem um sistema de saúde pública coberto pelo IMSS (Instituto Mexicano de Seguridade Social) e o privado coberto por planos privados de seguro ou pagamentos em dinheiro. Juntamente ao Brasil, o México se enquadra dentro do ranking de top 10 maiores números de hospitais por país.

A indústria de dispositivos médicos no México é uma das mais relevantes globalmente, já que o país é o 6º exportador e o 10º importador mundial. Durante 2020, o México exportou 18,6 bilhões de dólares em produtos médicos, dos quais a Baixa California (estado mexicano) contribuiu com cerca de 50%, o que mantém a entidade como líder não só nacionalmente, mas também na América Latina.

O mercado interno mexicano, de acordo com uma investigação realizada pelo Massachusetts International Trade and Research Office, possui uma demanda crescente para produtos para o cuidado de doenças degenerativas, tais como: monitores pessoais de glicose e colesterol, produtos para controle de glicose, massageadores e aparelhos para controle de peso e também equipamentos de anestesia e terapia respiratória, simuladores cardíacos, desfibriladores, equipamentos de diagnóstico, eletrocardiógrafos, dispositivos de eletro cirurgia, equipamentos de raios-X gama, incubadoras, laser para cirurgia, aparelhos de ressonância, bombas de sucção, aparelhos de ultrassom e endoscópios.

O México possui uma regulamentação muito robusta em relação a dispositivos médicos, sendo esta regulamentada pela COFEPRIS (Comisión Federal para la Protección contra Riesgos Sanitarios), além de possuir uma legislação que vem se adequando aos padrões internacionais de dispositivos médicos, além de estarem alinhando para a harmonização de normativas internacionais.

Também se aplica a este país o registro de produtos médicos via ingresso tradicional e há também um acordo de equivalência que aceita registro FDA, Canadá Health ou Japão chamado Fast Track, processo este que resulta em uma aprovação mais rápida e facilitada.

Caso possua interesse em registrar em um mercado tão promissor e abundante como o México, entre em contato com a Passarini Group! Iremos lhe auxiliar na obtenção de sua aprovação!

Mas se ainda ficou com dúvida, fale com os nossos especialistas através do e-mail: [email protected].

Passarini Group

Publicado em: 05/05/2023 – Fonte: AMID.ORG

Compartilhar