Project Description
O que é a certificação Anatel?
A certificação da Anatel é um composto de procedimentos técnicos que garantem que os equipamentos de telecomunicações comercializados no Brasil atendam a um determinado padrão de qualidade.
Essas regras e orientações servem para resguardar o consumidor e garantir a sua segurança ao utilizar aparelhos de comunicação como celulares, baterias, fontes de alimentação, aparelhos USB e mais.
Todos os produtos que requerem a certificação da Anatel só podem chegar ao mercado depois de receberem o Certificado de Conformidade Técnica.
Atualmente, fabricantes e distribuidores de equipamentos para o setor de telecomunicações se deparam com regulamentos complexos e exigentes nos aspectos de qualidade, desempenho e segurança do usuário final e da mútua operação dos sistemas.
A Passarini Group providencia as informações necessárias para assegurar que estes fabricantes, distribuidores e os seus produtos atendam aos requisitos estabelecidos e possam competir com diferencial de qualidade no mercado.
Preciso certificar meu produto?
A ANATEL não possui uma lista definida de produtos que precisam ser certificados, contudo, são estabelecidos dois critérios principais para determinar se um produto é passível de certificação, são eles:
Por tecnologia: Se o equipamento possui tecnologias como Wi-fi, Bluetooth e transmissão de rádio.
Por componentes: Tem relação com os tipos de cabos e conectores indispensáveis para o sistema de comunicação.
Porém, alguns componentes de telefones celulares como baterias, carregadores e alguns acessórios também precisam de certificação.
O que significa Anatel?
No Brasil é a ANATEL, Agência Nacional de Telecomunicações a responsável pelo controle dos produtos através de seu Regulamento sobre Certificação e Homologação de produtos de Telecomunicações, conforme a resolução 715.
A Anatel é o órgão brasileiro responsável por regular o setor de telecomunicações do país. Com base na resolução 715, a certificação de produtos para telecomunicações passa a ser responsabilidade de organismos especialmente designados para esta finalidade. A partir da certificação, a homologação (liberação do produto para a comercialização) é feita diretamente pela Anatel. Todos os produtos destinados à cadeia de telecomunicações no mercado brasileiro devem possuir o selo da Anatel.
Quais as categorias de homologação?
A Homologação Anatel é compulsória e os produtos passíveis são divididos em três categorias:
- Categoria I: equipamentos terminais destinados ao uso do público em geral, para acesso a serviço de telecomunicação de interesse coletivo;
- Categoria II: equipamentos não incluídos na definição da Categoria I, mas que fazem uso do espectro radioelétrico para transmissão de sinais, incluindo-se antenas e aqueles caracterizados, em regulamento específico, como equipamentos de radiocomunicação de radiação restrita;
- Categoria III: quaisquer produtos ou equipamentos não enquadrados nas definições das Categorias I e II, cuja regulamentação seja necessária:
1. à garantia da interoperabilidade das redes de suporte aos serviços de telecomunicações;
2. à confiabilidade das redes de suporte aos serviços de telecomunicações; ou
3. à garantia da compatibilidade eletromagnética e da segurança elétrica.